O que é Consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra que se baseia na união de um grupo de pessoas com objetivo em comum: adquirir um bem ou serviço. Assim, o valor total contratado é dividido em parcelas mensais fixas e todos contribuem, formando uma poupança.

 

O período de contratação é estipulado em contrato, ou seja, o contratante pode escolher a melhor opção para que as parcelas não pesem no orçamento. Até o fim do período, todos têm acesso à carta de crédito para adquirir o bem ou serviço tão sonhado.

 

O que torna o consórcio seguro é o fato de ter uma administradora autorizada pelo Banco Central organizando tudo. Por isso, é importante estar atento a esse detalhe na hora da contratação! 

 

A variedade de tipos de consórcio é grande, os mais populares são: consórcio de automóveis, motos e imóveis. Porém, hoje, a experiência pode ir muito além com a possibilidade de consórcios para a contratação de serviços, viagens, estudos e até procedimentos estéticos.

Consórcio x Financiamento

quais as diferenças?

Para escolher entre os dois modelos, primeiro é preciso entender algumas diferenças e, também, considerar a organização financeira. Entenda!

 

O consórcio é um modelo de investimento mais acessível. Contudo, exige mais paciência do contratante, pois ele só poderá usar a carta de crédito quando sorteado ou quando o seu lance for contemplado.

Vantagens do consórcio:

Parcelas fixas
e menores;

Pagamento apenas da taxa

da administradora diluída nas parcelas;

Não precisa

de entrada;

Sem taxas

de juros;

O financiamento, por sua vez, é uma forma de empréstimo, ou seja, o contratante adquiri uma dívida e paga juros por ela. Muitas vezes, as parcelas são crescentes, como na aquisição de casas e terrenos.

É mais difícil, porém, conseguir um financiamento, pois o perfil de bom ou mau pagador interfere nas condições contratadas. Sendo que, quem está com o nome sujo, é mais difícil ou até mesmo mais caro para financiar.

 

A alta taxa de juros também é outra desvantagem. Isso porque eles mudam conforme o cenário macroeconômico do país. Quando a taxa Selic está em um nível baixo, por exemplo, se torna mais fácil e acessível o financiamento, porém, quando ela sobe se torna mais complexo.

 

Podemos dizer, então, que o financiamento é um modelo em constante mudança devido a burocracias, enquanto o consórcio é mais acessível e um meio de realizar sonhos sem entrar em dívidas maiores.

Fique de olho! Contrate com segurança

Adquirir um consórcio requer muita pesquisa. É preciso sentir segurança para não errar na hora de fechar o negócio. Então, considere alguns detalhes, como:

São pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença para que a contratação seja tranquila.

Dúvidas Frequentes

No sistema de consórcios, o valor do seu crédito (e, consequentemente, o valor da sua parcela) é atualizado periodicamente para garantir o seu poder aquisitivo.

Dessa forma, você pode dormir tranquilo, sabendo que vai conseguir comprar o bem dos seus sonhos, independentemente do momento em que você for contemplado.

Na Kasinski Consórcio, a atualização do valor do crédito é feita de acordo com o parâmetro definido para cada grupo de consórcio.

Os nossos grupos utilizam de índices econômicos (IPCA e INCC), portanto, a carta de crédito acompanha a evolução econômica nacional.

Quer um exemplo?

Se você adquirir uma cota de consórcio para automóvel e o grupo de sua escolha vier a aniversariar, o valor da sua carta de crédito será atualizado de acordo com a performance acumulada nos doze últimos meses do índice IPCA, portanto haverá aumento do valor do seu crédito e do valor da sua parcela, garantindo que todos os consorciados do seu grupo consigam adquirir o carro que vocês tanto sonham em dirigir.


Tire as suas dúvidas nos outros temas que compõem nossa seção de “dúvidas frequentes”.

  • Os boletos poderão ser solicitados através do endereço eletrônico (e-mail): atendimento@kasinskiconsorcio.com.br

  • Mas, se preferir, você também pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone (11) 3410-8100 e conversar com a nossa equipe, que poderá lhe enviar um novo boleto de acordo com suas necessidades.

Viu como é simples e rápido?

E lembre-se: é muito importante que você pague suas mensalidades até as datas de vencimento para participar dos sorteios nas assembleias do seu grupo.

Tire as suas dúvidas nos outros temas que compõem nossa seção de “dúvidas frequentes”.

Nós sabemos que imprevistos acontecem e, nessas horas, o valor da parcela de sua cota pode ficar pesado no orçamento.

Antes de cancelar o seu consórcio, procure uma alternativa.

Muitos consorciados optam por reduzir o valor do crédito para que o novo valor de parcela caiba no bolso. Converse conosco para saber as opções de crédito disponíveis no seu grupo. Assim, você não desiste do seu sonho e ainda consegue conquistá-lo de forma consciente!

Além disso, depois que o imprevisto passar e o seu planejamento voltar ao normal, você pode aumentar o valor do seu crédito para comprar o bem que você tinha imaginado anteriormente. Mas lembre-se, depois de contemplado o valor do crédito não poderá ser alterado.

Mas se o cancelamento for realmente necessário, o procedimento é bastante simples.

Entre em contato com a nossa Central de atendimento pelo telefone (11) 3410-8100 ou através do endereço eletrônico (e-mail) atendimento@kasinskiconsorcio.com.br, você receberá instruções mais claras para realizar o seu cancelamento.

Caso você se arrependa do cancelamento, você pode reativar a sua cota se o seu grupo ainda tiver vagas disponíveis.

Na condição de consorciado cancelado, você deverá aguardar o encerramento de seu grupo ou, de acordo com a Lei nº 11.795/08, o sorteio de sua cota cancelada em Assembleia Geral Ordinária para ter direito ao recebimento de devolução de valores.

“Qual valor eu receberei de volta se eu for sorteado ou no encerramento do grupo?”

Essa é uma das perguntas mais frequentes para quem deseja cancelar o seu consórcio.

Infelizmente, não temos como fazer estimativas ou projeções porque o valor a ser recebido pelo consorciado cancelado só pode ser calculado no momento da devolução com base nas contribuições feitas ao fundo comum do grupo, somadas as devidas atualizações e deduzidas eventuais multas.

É importante dizer que todas as regras visam proteger você caso outros consorciados tenham interesse em cancelar suas cotas e, consequentemente, parem de contribuir para a saúde financeira de seu grupo. Leia com muita atenção o regulamento disponibilizado no momento da aquisição da cota. Lá, você encontrará todos os detalhes que você precisa saber sobre cancelamento de cota.

Tire as suas dúvidas nos outros temas que compõem nossa seção de “dúvidas frequentes”.

Você pode ofertar seus lances na nossa Central de Atendimento pelo telefone (11) 3410-8100, mas você sabe o que são lances?

Os lances são uma forma de antecipação de parcelas para aumentar as chances de contemplação, então, é como se você participasse de um leilão dentro do grupo, onde quem ofertar o maior percentual de antecipação leva o prêmio[1]. O lance não interfere na participação do consorciado no sorteio das assembleias.

Mas e se houver empate nos lances?

Se dois consorciados ofertam o mesmo percentual no lance, o desempate é feito de acordo com a cota que mais se aproximar do resultado da extração da loteria federal, de acordo com o regulamento do grupo.

E quais são as modalidades de lance?

Elas são: os lances fixos e os lances livres.

Lances fixos

Nesta modalidade, todos os clientes que quiserem participar ofertam um percentual fixo de 30% ou 50%, de acordo com o Regulamento do Grupo, do valor do crédito contratado. Caso todos ofereçam o mesmo percentual de lance, o desempate é feito de acordo com a cota que mais se aproximar do resultado da extração da loteria federal, de acordo com regulamento do grupo.

Lances Livres

Nesta modalidade, todos os clientes que quiserem participar ofertam um percentual livre, que pode ser qualquer percentual maior que 1% até o limite[2] do grupo. Vence o maior percentual ofertado, contudo, na hipótese de empate, o desempate é feito de acordo com a cota que mais se aproximar do resultado da extração da loteria federal, de acordo com regulamento do grupo.

 

[1] Prêmio = Contemplação (sujeita à disponibilidade de saldo no grupo)
[2] Limite = Todos os grupos iniciam em 100% de lance livre e, ao decorrer das assembleias realizadas, este número diminui.

PARABÉNS!

Ao ser contemplado, você fica a um passo de conquistar o seu sonho com a gente.

O que é o Kit contemplação?

Logo após a realização das Assembleias Gerais Ordinárias, nós enviamos automaticamente um e-mail para todos os consorciados contemplados com um Kit contemplação que contém o passo-a-passo para você utilizar o seu crédito e a lista de documentos que serão necessários durante o nosso processo de análise de crédito.

Boleto de lance com recursos próprios:

Se você ofertou um lance com pagamento com recursos próprios (parcial ou total), você também receberá o respectivo boleto, que precisa ser pago até a data correta para confirmar sua contemplação.

Utilização do crédito:

Caso você já tenha escolhido o bem que você quer comprar, você deve seguir todos os passos do Kit contemplação. Não esqueça de enviar nenhum documento para não atrasar a sua análise de crédito.

Para utilizar a sua carta de consórcio, é muito importante que você esteja em dia com suas obrigações e é extremamente recomendado que o valor da sua parcela após a contemplação não ultrapasse 30% de sua renda.

A maioria dos nossos consorciados prefere adquirir novos bens quando são contemplados, mas você também pode quitar um financiamento que já esteja em seu nome, desde que o bem alienado se enquadre com o segmento do seu grupo.

Importante: Se o segmento do seu grupo for de automóveis ou pesados, você poderá utilizar seu crédito para adquirir:

  • Motocicletas com até 3 anos de idade, contados a partir do ano de fabricação;

  • Automóveis “leves” com até 10 anos de idade, contados a partir do ano de fabricação; e
  • Veículos “pesados” com até 15 anos de idade, contados a partir do ano de fabricação.

Por fim, se você pretende adquirir um bem de valor superior ao da sua carta de crédito, saiba que você pode pagar a diferença diretamente ao vendedor.

Por outro lado, se o bem que você deseja possui valor inferior, lembre-se que você pode utilizar até 10% do valor da sua carta de crédito para o pagamento de documentação, transferência, emplacamento etc.

Caso o segmento seja ‘serviços’, você deve apresentar uma nota fiscal e os demais documentos solicitados no Kit contemplação.

Tire as suas dúvidas nos outros temas que compõem nossa seção de “dúvidas frequentes”.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?