Análise de crédito: como funciona o procedimento no consórcio

Mesmo sendo um processo acessível e descomplicado, o consórcio exige alguns cuidados para haver mais segurança na contratação. Um dos principais é a entrega de documentos para a análise de crédito. 

Essa análise, porém, vai garantir que você possa contratar uma modalidade que se encaixe a sua realidade, ou seja, onde as parcelas não ultrapassem 30% dos seus rendimentos mensais. Com isso, você terá mais tranquilidade durante o processo e a administradora terá mais segurança para fechar o contrato. 

No entanto, é importante ressaltar que a análise de crédito do consórcio possui um objetivo diferente das realizadas para a contratação de um financiamento, por exemplo. Nessa modalidade, geralmente, os critérios são bem mais rigorosos, como você já deve saber. 

Neste post, porém, vamos explicar melhor como funciona o procedimento no consórcio para você estar preparado para essa etapa. Confira! 

Para que serve a análise de crédito no consórcio? 

A primeira análise verifica apenas a renda para que possa contratar um valor que não ultrapasse as suas possibilidades. Ela é feita rapidamente e tem auxílio do representante, encarregado de oferecer as melhores opções para você. Após isso, é possível contratar o consórcio e começar a pagar as prestações, que vão garantir o direito ao crédito no futuro. 

Após ser contemplado, seja por meio de lance ou sorteio, o consorciado passa por uma análise de crédito. Essa análise tem como objetivo garantir a segurança jurídica do processo, além da saúde financeira do grupo que o consorciado está inserido. 

Isso porque, mesmo após a contemplação, o consorciado deve finalizar o pagamento das mensalidades. Caso não o faça, a saúde financeira do grupo pode oscilar, prejudicando os demais integrantes. Por isso, é feita análise de crédito. Por meio dela, a administradora tem a certeza que ele terá capacidade de honrar o compromisso até o final. 

O que a administradora precisa para fazer a análise? 

Alguns documentos são necessários para fazer a análise, e isso vai de acordo com a política da administradora e a categoria do consórcio contratado. Entretanto, os documentos pessoais, que servem para a verificação de dados do consorciado, além de comprovação de renda e eventuais garantias, são os principais. 

Confira a lista com os principais documentos exigidos: 

  • Documento de identificação, como RG, CNH e CPF; 
  • Comprovante de residência; 
  • Comprovante de renda: holerite, extrato bancário, declaração de imposto de renda, etc. 

Quando contemplado, o consorciado deve enviar todos os documentos para avaliação. Encaminhe todos juntos, pois isso pode atrasar ou agilizar o processo. Após a entrega dos principais documentos, caso seja necessário, a administradora pode solicitar outros documentos para complementar a avaliação.  

O consorciado pode ser reprovado na análise de crédito? 

Sim, o consorciado pode ser reprovado. A recusa da análise pode ocorrer por problemas na documentação, negativação do CPF em órgãos de crédito como SPC e Serasa, inconsistências nas informações, entre outros fatores. 

Contudo, no momento da recusa a administradora informará o motivo, oferecendo alternativas para suprir as exigências de comprovação de renda. A nossa dica nesse momento é que você siga as orientações da administradora para conseguir contornar esse obstáculo. 

A análise de crédito no consórcio é muito importante para todos os envolvidos. É ela que garante que tanto o consorciado, como a administradora e o grupo estarão seguros juridicamente. 

Por isso, é essencial que, antes de contratar o seu consórcio, saiba como é realizada a avaliação e quais os requisitos para a aprovação. Somente assim, estará reparado para o momento, com todos os documentos em ordem, além de cuidar dos detalhes que estiverem em aberto. 

Gostou deste conteúdo? Confira também como funcionam os lances no consórcio e esteja preparado para dar o lance vencedor!