Vai comprar o seu primeiro carro? 5 dicas para acertar na escolha!

Comprar o primeiro carro é o sonho de grande parte dos brasileiros. Isso porque ter um veículo sempre foi sinônimo de liberdade e independência financeira. Contudo, como toda grande conquista, adquirir um automóvel não é fácil para muitas pessoas, pois requer alguns sacrifícios e disciplina.

Elaborar um planejamento financeiro e ter disciplina para segui-lo é o primeiro passo para você que sonha com o seu carro novo. Seja ele 0 km ou seminovo, é preciso entender tudo o que envolve a compra de um carro.

Pensando em te ajudar a fazer a escolha correta, preparamos este post com algumas dicas de como fazer uma compra segura e que se encaixe à sua necessidade. Continue com a gente para conferir!

O que é necessário para comprar o primeiro carro?

Quando falamos sobre a compra do primeiro carro, logo imaginamos jovens, e isso é uma realidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cerca de 70% dos jovens de até 25 anos gostariam de comprar um carro.

 No entanto, esse desejo não se restringe aos mais novos. O carro é sinônimo de liberdade, afinal, quem não deseja ter um meio de locomoção para poder ir e vir quando bem desejar sem precisar se preocupar com transporte público, não é mesmo? Porém, como já citamos na introdução deste texto, a compra de um carro requer um planejamento.

Sendo assim, o primeiro passo para realizar esse sonho é organização e planejamento. Coloque todas as suas despesas no papel e veja como pode economizar para conquistar o seu carro. O planejamento financeiro pode ser um desafio, mas acredite, quando estiver dentro do seu automóvel, verá que valeu a pena!

Além disso, você pode optar por poupar boa parte do valor do carro ou se organizar para pagar um financiamento ou consórcio. Lembrando que existe uma grande diferença entre os dois modelos. Vamos te explicar melhor:

Diferença entre consórcio e financiamento

Bom, o consórcio e financiamento são duas modalidades de crédito distintas. Assim, o financiamento é uma modalidade mais rígida, muita coisa é considerada para que o banco libere ou não o crédito. Além disso, geralmente, é cobrado uma parte do valor do bem como entrada e mais juros embutidos em cada parcela. Ao final, você terá pago um valor bem maior do que o original na compra do seu carro.

Já o consórcio é um meio com menos burocracia. Você contrata através de uma administradora, escolhe o valor da carta de crédito e paga parcelas que terão pequenos (pequenos mesmo!) reajustes anuais. Porém, o consórcio é um projeto para médio e longo prazo, pois para ter acesso à carta de crédito é preciso ser sorteado ou oferecer um lance maior que os demais do seu grupo.

Então, podemos dizer que, para comprar o seu primeiro carro você deve:

  • Fazer um planejamento financeiro;
  • Organizar suas finanças para poupar dinheiro;
  • Escolher a modalidade de crédito que se encaixa à sua realidade.

Como acertar na escolha do primeiro carro?

Agora que você já sabe como se organizar para conquistar o seu primeiro carro, vamos te apresentar algumas dicas para acertar na escolha. Sim, fazer uma compra assertiva é o que vai garantir que você se sinta realizado com a compra do seu veículo.

1 – Saiba quais seus objetivos

Para escolher um carro, primeiro, é preciso considerar suas necessidades. Por exemplo, se você tem filhos ou planeja tê-los em um futuro próximo, o ideal é optar por modelos maiores, que priorizem a segurança.

Se o carro será usado diariamente, modelos econômicos são os ideais. Afinal, o custo com combustível pode pesar no seu orçamento. Então, pesquise para conhecer o modelo e as características do veículo antes da compra.

Agora, se viaja com frequência, escolha um automóvel que tenha o porta-malas maior. No entanto, se ficará mais pelos centros urbanos com espaço de estacionamento reduzido, um carro menor pode ser a solução.

Veja que tudo depende de qual é a sua realidade e o porquê precisa de um veículo. Portanto, antes de fechar um negócio, saiba exatamente do que necessita para evitar dor de cabeça no futuro.

2 – Pesquise os valores

Não seja ansioso na hora de comprar o seu carro. A pesquisa é uma das primeiras etapas e é muito prazerosa. Assim, após definir a sua necessidade e ter alguns modelos em mente, visite algumas lojas para conhecer e analisar os veículos disponíveis. Mas, atenção, não feche o negócio logo na primeira loja, pesquise mais para ter certeza das vantagens oferecidas.

Primeiro, pesquise os valores de carros novos e seminovos. Além do valor de venda do automóvel, considere os custos com manutenção, seguro, combustível, etc. Assim você tem mais informações se vale a pena ou não a aquisição daquele modelo.

Outro ponto importante é comparar marcas e modelos. Isso porque os valores podem variar, assim como a qualidade do veículo. Então, busque fazer o famoso test drive para avaliar por completo todos os detalhes do carro que busca. Isso vai garantir que a sua escolha seja a mais assertiva possível.

3 – Analise as especificações do veículo

Avaliar as especificações técnicas e mecânicas do automóvel é essencial antes de fechar uma compra. Se esse será o seu primeiro carro, tenho certeza que gostaria de pode contar com ele para suprir as suas necessidades, correto? Então fique atento a essas especificações!

Caso você não entenda muito do assunto, consulte fontes especializadas e confiáveis para tirar suas dúvidas e colher informações sobre o modelo que deseja adquirir. Além disso, é possível encontrar muita informação na internet para te ajudar nessa missão.

4 – Negocie

Encontrou o carro ideal, que se encaixa em todos os seus pré requezitos, da marca que você procurava e é hora de fechar negócio? Então, tenha calma! Não simplesmente pague o valor pedido e vá embora.

Você, como comprador, pode e deve negociar as melhores condições e vantagens para o negócio. E, sim, é possível fazer isso diretamente com a concessionária.

As revendedoras oferecem uma vasta gama de serviços, como emplacamento grátis, divisão ou pagamento de gastos, como o primeiro IPVA e documentação. Mas, para isso, você deve conversar e entender o que pode ser oferecido.

5 – Faça um consórcio para comprar seu primeiro carro

O consórcio é uma das alternativas mais realistas para conquistar o seu primeiro carro. Isso porque, mesmo que esteja em processo de estruturar as suas finanças, o consórcio oferece alternativas que cabem no seu bolso, ajudando o seu planejamento.

Além disso, após ser contemplado, você terá o poder de compra à vista, o que ajudará na negociação com a revendedora. O consórcio é, ainda, uma modalidade de crédito sem burocracia, que oferece as melhores condições para a realização de sonhos como a conquista do primeiro carro.

Conte com a Kasinski Consórcio!

Após todas essas dicas valiosas, você pode começar o seu planejamento para conquistar o seu objetivo. Se optar pelo consórcio, precisará de uma administradora de confiança que preze pelos sonhos de seus clientes. A Kasinski Consórcio é a sua melhor escolha!

O consórcio de automóveis possui planos para todos os tipos e tamanhos de sonhos. Lembrando que as parcelas cabem no seu bolso, o que vai facilitar a sua conquista!

Pare de adiar o sonho de comprar o seu primeiro carro. Solicite agora mesmo o contato de um de nossos representantes e dê o primeiro passo rumo à sua realização!

Foto: Image by Freepik on Freepik