Vistoria Veicular – como funciona e a importância para a transferência

 A vistoria veicular é um procedimento obrigatório durante o processo de compra e venda de veículos. Muitos podem ficar apreensivos devido a toda a burocracia envolvendo o procedimento, já que requer alguns documentos específicos do veículo e do condutos.

No entanto, a realização da vistoria é fundamental para garantir a segurança do comprador e, também, do vendedor. Afinal, quem compra deseja a garantia de qualidade, não é mesmo? Além disso, o procedimento está previsto no Código de Trânsito Brasileiro e deve ser realizado para a mudança de propriedade.

Neste conteúdo vamos te ajudar a entender como funciona a vistoria, quais os documentos necessários e qual a sua importância para a transferência segura do veículo. Continue a leitura para entender melhor o tema!

Afinal, como funciona a vistoria veicular

Em primeiro lugar, vamos entender o que é a vistoria veicular. Bom, nada mais é do que uma avaliação obrigatória para todos os veículos, para a liberação do tráfego no país. Ou seja, o processo analisa vários pontos para garantir que o automóvel corresponda as exigências dos órgãos fiscalizadores.

A vistoria analisa diversos pontos do veículo, desde a situação dos documentos até o estado geral dele. Assim, é fundamental estar atento aos débitos, como IPVA, licenciamento e multas. Tudo precisa estar em dia para não haver dificuldades na hora da H.

Além dos débitos, a vistoria verifica a situação mecânica e elétrica do veículo. Por isso, a manutenção deve estar em dia e com todos os itens de segurança em ordem. Cinto de segurança, chave de roda, triângulo, buzina, velocímetro, sistema de iluminação, todos esses itens são averiguados.

Caso algum item esteja fora dos parâmetros, o carro pode ser reprovado na vistoria. Então, aí vai uma dica valiosa: teste todos os itens do carro, como faróis, alerta, limpadores, etc. Dessa forma, as chances de ser aprovado de primeira são maiores, evitando a necessidade de cumprir algumas exigências.

Tudo certo com o veículo? Então você recebe o laudo confirmando a aprovação e pode prosseguir com a transferência. 

Quando a vistoria veicular deve ser feita e quais os documentos necessários?

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 123, define que a vistoria veicular é obrigatória em quatro situações:

  1. Para a transferência de propriedade do veículo;
  2. Em caso de mudança de domicílio do proprietário;
  3. Ao alterar características do veículo;
  4. Com mudança na categoria do veículo.

Caso alguma dessas situações acontecer, você vai precisar submeter o seu veículo a vistoria veicular.

Documentos necessários

Para realizar a vistoria do veículo é necessário se atentar a alguns documentos necessários. Veja quais são e vá preparado!

Pessoais

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de habilitação do condutor.

Veículo

  • Certificado de Registro de Veículos (CRV);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRVL).

O valor a ser pago é fixado pelo Detran, podendo variar conforme o estado de residência. Além disso, como já citamos neste artigo, é necessário que todos os impostos e multas do veículo estejam em dia para não haver problemas com a aprovação da vistoria veicular.

Como é realizada a vistoria para transferência?

A vistoria de transferência é obrigatória para a segurança daquele que está adquirindo o veículo. Através dela, ele pode ter certeza e conhecer as condições de conservação do veículo, e informações sobre a manutenção.

A vistoria veicular para transferência é realizada da mesma forma. São averiguados faróis, alerta, limpadores, detalhes do veículo, bem como toda a documentação. A transferência só é finalizada, se o automóvel estiver apto para a circulação. Por isso, a importância da vistoria.

Tudo isso é feito para garantir a segurança no trânsito e garantir a qualidade de compra. Assim, caso algo não esteja em ordem, o veículo é reprovado na vistoria e precisará passar por adequações para conseguir a liberação.

Como adquirir um carro com segurança?

Se o seu sonho é comprar um carro novo ou seminovo, precisa estar atento em relação aos detalhes. Caso compre através de um vendedor particular, a vistoria veicular é fundamental para a certeza de que tudo está correto e que o veículo está apto para a circulação, mantendo a segurança de todos no trânsito.

O consórcio pode te ajudar a realizar esse sonho! Com parcelas que cabem no bolso e sem cobrança de juros ou impostos, como o financiamento, a oportunidade de adquirir um carro melhor é maior.

Então, se você busca realizar o seu sonho com segurança e através de um meio facilitado, fale com a gente! A Kasinski Consórcio tem o plano ideal para você!

Foto: Image by senivpetro on Freepik

Abrir o chat
Precisa de ajuda?